O ARREBATAMENTO
DA IGREJA
1Ts 4.16,17
“Porque o mesmo Senhor descerá do céu com
alarido, e com voz de arcanjo,
e com a trombeta de Deus; e
os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro;
depois, nós, os que ficarmos vivos,
seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens,encontrar o Senhor nos ares,
e assim estaremos sempre com o Senhor.”
O termo “arrebatamento” deriva da palavra
raptus em latim, que significa “arrebatado rapidamente e com força”. O termo
latino raptus equivale a harpazo em grego, traduzido por “arrebatado” em 4.17.
Esse evento, descrito aqui e em 1Co 15, refere-se à ocasião em que a igreja do
Senhor será arrebatada da terra para encontrar-se com Ele nos ares. O
arrebatamento abrange apenas os salvos em Cristo.
1- Instantes antes do arrebatamento,
ao descer Cristo do céu para buscar a sua igreja, ocorrerá a
ressurreição dos “que morreram em Cristo”
(4.16). Não se trata da mesma ressurreição referida em Ap 20.4, a qual somente
ocorrerá depois de Cristo voltar à terra, julgar os ímpios e prender Satanás
(Ap 19.11—20.3). A ressurreição de Ap 20.4 tem a ver com os mártires da tribulação
e possivelmente com os santos do AT (ver Ap 20.6 nota).
2- Ao mesmo tempo que ocorre a
ressurreição dos mortos em Cristo, os crentes vivos serão
transformados;
seus corpos se revestirão de imortalidade (1Co 15.51,53). Isso acontecerá num
instante, “num abrir e fechar de olhos” (1Co 15.52).
3- Tanto os crentes ressurretos como
os que acabaram de ser transformados serão “arrebatados
juntamente” (4.17) para encontrar-se com
Cristo nos ares, ou seja: na atmosfera entre a terra e o céu.
4- Estarão literalmente unidos com
Cristo (4.16,17), levados à casa do Pai, no céu (ver Jo 14.2,3 notas), e
reunidos aos queridos que tinham morrido (4.13-18).
5- Estarão livres de todas as
aflições (2Co 5.2,4; Fp 3.21), de toda perseguição e opressão (ver Ap 3.10
nota), de todo domínio do pecado e da morte (1Co 15.51-56); o arrebatamento os
livra da “ira futura” (ver 1.10 nota; 5.9), ou seja: da grande tribulação.
6- A esperança de que nosso Salvador
logo voltará para nos tirar do mundo, a fim de estarmos “sempre com o Senhor”
(4.17), é a bem-aventurada esperança de todos os redimidos (Tt 2.13). É fonte
principal de consolo para os crentes que sofrem (4.17,18; 5.10).
7- Paulo emprega o pronome “nós” em
4.17 por saber que a volta do Senhor poderia acontecer naquele período, e
comunica aos tessalonicenses essa mesma esperança. A Bíblia insiste que
anelemos e esperemos contínua e confiadamente a volta do nosso Senhor (cf. Rm
13.11; 1Co 15.51,52; Ap 22.12,20).
8- Quem está na igreja mas não
abandona o pecado e o mal, sendo assim infiel a Cristo, será deixado aqui, no
arrebatamento (ver Mt 25.1 nota; Lc 12.45 nota). Os tais ficarão neste mundo e
farão parte da igreja apóstata (ver Ap 17.1 nota; ver o estudo O PERÍODO DO
ANTICRISTO), sujeitos à ira de Deus.
9- Depois do arrebatamento, virá o
Dia do Senhor, um tempo de sofrimento e ira sobre os ímpios (5.2-10; ver 5.2
nota). Seguir-se-á a segunda fase da vinda de Cristo, quando, então, Ele virá
para julgar os ímpios e reinar sobre a terra (ver Mt 24.42,44 notas).
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